Artemísia


Uso: Faz aflorar a clarividência.
O óleo essencial de Artemísia é um produto natural, 100% puro e sem conservantes. Produto Vegano – livre de testes em animais e ingredientes de origem animal.
Não possui em sua composição: Parabenos, Sulfatos, Corantes, Silicone ou Essências artificiais. Embalagem: Vidro âmbar contendo 10 ml de óleo essencial com gotejador.
Tipo de Extração: O Óleo Essencial de Artemísia é extraído das folhas da Artemísa vulgaris pelo processo de Destilação à vapor. Sinônimos: erva-de-são-joão artemísia-comum, artemísia-verdadeira. História da Planta: Seu nome é em honra a Artemis (Diana, entre os Romanos, Deusa da caça, lua e escuridão, protetora das virgens. Na antiguidade, a Artemísia tinha a reputação de servir especificamente para os ciclos femininos. Também era considerada uma planta mágica, da qual se dizia aumentar os poderes psíquicos.
A Artemísia era usada pelos antigos egípcios, gregos e romanos, tanto medicinalmente como em rituais religiosos e era utilizada em encantamentos relacionados ao amor. As tribos indígenas da América do Norte costumavam preparar partes desta planta para o tratamento de dores de garganta e bronquite. No antigo texto grego de Dioscórides, a Artemísia é mencionada como um remédio para expelir vermes intestinais.
A Artemísia tem uma longa história de uso na medicina fitoterápica, especialmente em assuntos relacionados ao sistema digestivo, as queixas menstruais e no tratamento de vermes. No Himalaia do Nepal, a folha de Artemísia é enrolada na narina para parar hemorragias nasais. Na Idade Média e na cultura Celta, a Artemísia era queimada ou exposta nos lugares em vasos em forma de bonecas ou guirlandas para afastar “maus espíritos”.
Em um almanaque médico astrológico de épocas renascentistas apareceu escrito, por um autor desconhecido os segredos da Artemísia – “Infunde alento ânimo e força a quem a trouxer consigo junto ao coração. Essa erva hibrida num copo de vinho branco, tira logo o cansaço do caminho. Estas virtudes recebe essa erva de uma estrela que os astrólogos chamam Algol”. A Artemísia é muito utilizada em moxabustão, uma terapia difundida pela medicina tradicional chinesa e japonesa. A moxa é o extrato seco das folhas da Artemísia, que é queimado e aplicado no paciente em regiões doloridas e em pontos de acupuntura. A Artemísia é considerada umas das plantas mais completas da flora medicinal. Aspectos Botânicos: É uma planta que mede 0,50 a 1,50 metros de altura, é vivaz, de caule avermelhado, porte herbáceo e ramoso. As folhas são recortadas em lóbulos agudos verdes escuros, glabras nas partes superiores e esbranquiçadas na parte inferior, as flores são amarelas, tubulosas em pequenos capítulos eretos, com invólucros reunidos em grandes panículas de espiga frouxa. Cultiva-se em qualquer tipo de solo, principalmente o argiloso.
É natural da Europa temperada, Ásia e Norte da África, mas também está presente na America do Norte, onde é uma erva invasiva. No Brasil e cultivada em hortas e jardins em locais agrestes. A Artemisia Vulgaris parece ser a mais comum deste grupo que inclui de 200 a 400 espécies.
Principais Compostos: Possui uma grande quantidade de Tujona (15 a 25%), 1,8-cineol (9 a 13%), cânfora (>6%), linalol, adenina, colina, flavonóides, cumarinas, lactonas sesquiterpênicas, taninos, saponinas, resinas, artemisinina e princípios amargos, derivados cumarinicos. Curiosidades sobre o Óleo Essencial de Artemísia Quantidade de Artemísia para Extração do óleo: 100 quilos de matéria prima para extração de 1 quilo de óleo essencial
Nota Aromática: Média. Aroma: Forte, herbáceo, refrescante, canforado e penetrante. Mistura-se Bem Com cedro, olíbano, gerânio, gengibre, grapefruit, mandarina, laranja, hortelã pimenta, tangerina, alecrim, patchouli, lavanda, bergamota e sálvia esclaréia. Os óleos essenciais são substâncias naturais extraídas de plantas de diversas partes do mundo. Estas substâncias podem ser encontradas nas flores, nas folhas, nos caules, nas hastes, nas cascas ou nas raízes. Desta forma, podem existir variações em seus aromas e compostos.
Modo de uso dos óleos essenciais: Aromatizador (aproximadamente 15 gotas). Banhos (20 gotas após encher a banheira dissolvidas em uma colher de sopa de óleo vegetal). Compressa (5 a 10 gotas em 1/2 litro de água). Inalação (2 gotas em um lenço ou inalador com soro fisiológico ou água). Massagem (1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal). Óleo para rosto (1 gota em 1 colher de sopa de carreador). Cabelos (1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal ou shampoo). Uso tópico (5 gotas por colher de sopa de óleo vegetal). Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem ser usados sempre diluídos. Devem ser utilizados sob a orientação de um profissional qualificado.

Deixe um comentário